Preconceito Social

O que é?
   O preconceito de classe social está relacionado ao poder aquisitivo, ao acesso à renda, à posição social, ao nível de escolaridade, ao padrão de vida, que está presente no dia-a-dia das pessoas. Essa forma de preconceito acontece quando alguma pessoa é julgada inferior por suas roupas, moradia, sexo, sexualidade, aparência, condição financeira, deficiência, estilo de vida entre outros.

   Um bom exemplo de um local onde ocorre o preconceito social é a sala de aula. Em uma sala de aula pode-se perceber claramente que há a formação de grupos, fazendo a turma ficar separada. Isso é natural, mas passa a ser prejudicial quando um desses grupos deixa de interagir com um outro porque esse último possui uma forma de pensar diferente.
   Sobre o modo de se vestir há vários preconceitos. Quando uma pessoa entra com roupas simples ou desgastadas, ou mal vestida em uma loja os funcionários do local muitas vezes não a atendem ou agem com frieza, pois pensam que o cliente é um ladrão ou não tem dinheiro para comprar os produtos ou serviços da loja. Essa forma de preconceito social é muitas vezes confundida com a financeira, mas no financeiro a pessoa é julgada como uma pessoa inferior de forma existencial, como se fosse extremamente inferior e inútil, pois não teve uma boa educação.
   Como qualquer outro tipo de preconceito, este, motivado pela situação econômica, também se manifesta como um tipo de violência, da mesma forma que aquele dado pela cor da pele, tão comum à sociedade brasileira. Aliás, para Darcy Ribeiro, “não é como negros que eles operam no quadro social, mas como integrantes das camadas pobres, mobilizáveis todas por iguais aspirações de progresso econômico e social [...]. Acresce, ainda, que [...] mais do que preconceitos de raça ou de cor, têm os brasileiros arraigado preconceito de classe”.



Rafael Lemos, nº28

8 comentários:

  1. Este blog é uma influência para muitas pessoas que agem dessa forma

    ResponderExcluir
  2. adoreii só quero que meus proximos alunos vejam e faça alguma curtida etc.. coisas de adolecente .

    ResponderExcluir
  3. por que acontece o preconceito social?

    ResponderExcluir
  4. bacana o assunto abordado e também os exemplos dado que em meio a sala de aula acontece o preconceito social onde alguns alunos excluem ou ate desfazem de outros pelo fato de portar algo inferior ou nada de valor, muito bem abordado o fato em que quando algum cidadão de situação financeira inferior aos demais entra em uma loja são vistos com maus olhos sendo que ele tem os mesmo direito e deveres que os de colarinho, pena ter essas divisões sociais onde dão prioridade aos valores cedular e não dão prioridade a humanidade e não se dão conta que somos todos iguaos...

    ResponderExcluir
  5. ECONOMIA DOMESTICA


    Geralmente se fala muito em economia domestica, mas a grande verdade mesmo é que para quem é dona de casa sabe que milagres não existem, mesmo que se troque marcas, diminua aqui, ou ali, milagres não existem.

    O que pode existir sim é o que se chama de cooperação entre todos aqueles que moram na mesma casa. Cooperação no sentido de quando passar por um cômodo apagar a luz, assim se economiza energia elétrica; quanto as sobras de comida, não jogar fora, mas quando perceber que os pequenos volumes de sobrinhas estão aumentando, buscar inventar algum prato para aproveitar essas pequenas sobras, e assim também fazer uma coisa diferente na alimentação; para aquelas regiões em que se possue caixa d´água nas casas, durante a madrugada desligar o registro de água, assim os pequenos vazamentos que porventura tenha, cessam durante a madrugada, e assim se economiza na conta de água também.

    Ou seja, pequenas atitudes no dia a dia que muitas vezes fazem a diferença no final do mês.


    J.Z. MAGAZINE
    www.jzmagazine.com.br



    ResponderExcluir
  6. por que acontece o preconceito social? qual seria seu contexto histórico e sua origem?

    ResponderExcluir
  7. Olá, boa tarde ��������
    Eu estou sem palavras ��
    Amei o conteúdo.
    Bye,bye����

    ResponderExcluir